George Nelson

Foi um dos fundadores do chamado modernismo americano juntamente com Charles e Ray Eames. George Nelson nasceu em Hartford, nos Estados Unidos em 1908, e faleceu em New York, em 1986.

Estudou arquitetura na universidade de Yale, e graduou-se em 1928. Também se tornou bacharel em Artes em 1931. Um ano mais tarde, preparando-se para um concurso em Paris, recebe premiação em Roma, juntamente com Eliot Noyes, Charles Eames and Walter B. Ford. Viajou por toda Europa conhecendo vários pioneiros modernistas. Retornou aos Estados Unidos alguns anos mais tarde para se dedicar à divulgação conceitual do design, publicando textos em periódicos e revistas especializadas.

Através de seus textos no jornal “Pencil Points”, ele introduz Walter Gropius, Mies van der Rohe, Le Corbusier and Gio Ponti nos Estados Unidos. Já na revista “Architectural Forum” se torna o primeiro editor-sócio (1935- 1943) e mais tarde consultor-editor (1944-1949).

Defendeu, algumas vezes ferozmente, os princípios modernistas e provocou muitos de seus colegas “desenhistas industriais” que, de acordo com seu conceito, fizeram concessões demais ao mercado da indústria.
Através de seus trabalhos, por volta de 1940, começou a chamar a atenção com diversos conceitos totalmente inovadores até então. Uma de suas maiores preocupações estava em interpretar, observar e compor soluções, muitas delas decorrentes das mudanças de hábito das famílias no pós-guerra. Como exemplo disso está o conceito “family room”, ainda hoje tão empregado e difundido.

Outra de suas inovações conceituais, o “storagewall system” atraiu a atenção de D.J. De Pree, presidente da Herman Miller. Em 1945, De Pree o convidou para assumir a direção de design da empresa. Era o começo de uma série de sucessos que também contaram com a participação de Ray e Charles Eames, Harry Bertoia, Richard Schultz, Donald Knorr e Isamu Noguchi.

George Nelson trabalhou com os melhores designers de seu tempo. Também lecionou, escreveu extensivamente, organizou conferências como a legendária “Aspen gatherings”, publicou diversos livros entre eles: Tomorrow’s House (1945), Problems of Design (1957) and How To See (1977). Ele ainda inovou conceitos e criou peças como designer.

Entre suas criações mais conhecidas estão o sofá Marshmallow, a cadeira Coconut, o banco Nelson, relógios de parede e muitos outros produtos. George, também, era um grande fã dos Beatles e algumas de suas criações foram fortemente influenciadas pelas músicas e roupas do grupo. “Fazer muito mais, com muito menos”: Este foi o lema que George Nelson seguiu ao longo da sua carreira.